Quarta-feira, 20 de novembro de 2013 - Edição 182
   
 

Processo eletrônico: Plantão na Casa do advogado, na última terça-feira de cada mês, das 9h às 12h. Dúvidas? Envie e-mail para: proceletronico@oabsorocaba.org.br


PESQUISA
A OAB Sorocaba quer promover uma campanha contra o preconceito à mulher advogada. Sua participação nesta pesquisa é fundamental para nos ajudar na elaboração do conteúdo. Clique e participe!


ESA convida para coquetel de conclusão de curso

A turma do Curso de Especialização em Direito Civil e Processual Civil (2010-2011) está se formando e a Escola Superior de Advocacia, da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Sorocaba), por meio de sua coordenadora Ruth Cenci, convida para o coquetel de comemoração de conclusão.

Marque na agenda: o evento será dia 6 de dezembro, às 19h, na Casa da Cidadania, que fica na Avenida Três de Março, 495, no Alto da Boa Vista. É preciso confirmar presença pelo telefone: (15) 3218-1825 ou pelo email: sorocaba@esa.oabsp.org.br, até o dia 26.


Comissão de Esportes promove jogo de Final de Ano

A Comissão de Esportes e Lazer da OAB Sorocaba realiza a sua tradicional confraternização de final de ano no próximo dia 7 de Dezembro no Clube de Campo Sorocaba.

Conforme explica o presidente da comissão, Alexandre Ataíde, às 10h horas acontece a partida amistosa de futebol de campo entre Advogados OAB x Advogados Sócios do Clube de Campo.

Após o jogo, por volta das 13h, no quiosque de nº 3, haverá a confraternização com churrasco, chopp e refrigerante. Os advogados e as advogadas estão convidados, sendo que os interessados, inclusive os advogados que pretendem participar do jogo, poderão entrar em contato por meio do email:esportes@oabsorocaba.com.br.


Em artigo, Ogusuku comenta sobre o processo do mensalão

E agora Brasil?

O processo do mensalão vai alcançando o seu termo final. Os réus começam a cumprir as respectivas penas, outros, como já era de se esperar, fugiram para o exterior. Ante o final do processo e a execução das penas aplicadas aos mensaleiros, qual é a maior valia que o Brasil poderá extrair de toda essa experiência?

Paralelamente às discussões populistas sobre as penas, fugas, etc., o Brasil deveria avançar em outro campo. Mais do que o remédio (cadeia), importa-nos debater as causas (crime) do mensalão. E quais são as causas do mensalão? Ao meu ver duas: a) o sistema político e, b) a baixa educação do povo.

O sistema político brasileiro, como cediço, é coronelista, carreirista e elitistas. Os partidos políticos daqui têm donos que são os coronéis contemporâneos da política nacional. Os políticos são carreiristas, adotaram a política como profissão e vivem de fazer política e trabalham para se reelegerem indiscriminadamente (Sarney, por exemplo) – tudo porque o sistema impede a renovação. O sistema político eleitoral é caro e elitistas, porque adotou o marketing, a TV e o Rádio como instrumentos da campanha.

É, portanto, necessário uma reforma política para combater futuros escândalos mensaleiros.

Mas, para a nossa tristeza e indignação, o assunto caiu no esquecimento. Ficamos a debater a cadeia, como se a cadeia pudesse, de “per si”, resolver os problemas do sistema político nacional.

Além do sistema político renovado, precisamos educar o nosso povo, para que no futuro o povo possa bem exercer a civilidade e a cidadania, votando com mais qualidade. O Brasil precisa urgente de uma educação pública, universal e de excelência, dotada de escolas funcionando em período integral. A educação é a alavanca para o desenvolvimento social, econômico e político de um Estado. Quanto mais educado o povo, mais desenvolvido o País.

Como disse o Ministro Roberto Barroso, o jogo do processo penal nº 470 chegou ao fim. O Juiz apitou o fim da partida. Os réus perderam. E estão sendo presos. E, nós daqui, perguntamos: E agora Brasil?


OAB indica

O Sesc Sorocaba disponibiliza aulas de recreação aberta, mesmo para quem não for sócio. As advogadas interessadas em participar de handebol podem participar aos sábados, domingos e feriados às 10h e às 13h.

Mais informações em: http://www.sescsp.org.br/unidades/39_SOROCABA/.


Conheça o
Provimento n. 94/2000
sobre publicidade, propaganda e a informação da advocacia. Clique aqui


Ajude a 24ª subseção da OAB a conhecer os problemas de consumo

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da 24ª subseção da OAB quer saber quais são os problemas enfrentados pelos consumidores de Sorocaba e região para levantamento de dados que servirá de base para eventuais ações, em prol da sociedade, junto aos órgãos competentes. O objetivo não é o de enviar resposta ao relato, nem de prestar orientações jurídicas individuais. A queixa apresentada não substitui o registro de reclamação perante o PROCON de sua cidade ou o eventual ajuizamento de ação competente. Agradecemos a sua colaboração.


Manual do Processo Eletrônico

Prezada advogada, estimado advogado

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo elaborou um manual de procedimento do peticionamento eletrônico como forma de contribuir com a advocacia nesse momento de transição do processo papel para o processo digital.

O manual pode ser acessado pelo link: http://migre.me/d8IXB

OAB nas ondas do ar

Rádio Cruzeiro FM (92,3MHZ): Acompanhe o programa “Nosso Direito”, da OAB/Sorocaba, às quintas-feiras, às 9h30min, na rádio Cruzeiro do Sul.

Rádio Cacique/Estadão AM (1160 kHZ): Às sextas-feiras, das 7h00min às 8h30, acompanhe o advogado Claudinei Fernando, que representa a OAB/Sorocaba, no programa Jornal da Cidade.

   
 

ZEUS Produção Editorial
zeus.editorial@gmail.com
(15) 9126.4670